Pesquisa coordenada no Brasil pelo professor do Departamento de Medicina da PUC Minas Gilmar Reis, por meio de sua instituição de pesquisa CARDRESEARCH – Cardiologia Assistencial e de Pesquisa – concluiu que a substância Fluvoxamina mostrou eficácia contra a Covid-19, reduzindo em até 32% as internações hospitalares e permanência prolongada em pronto socorro em pacientes, quando utilizada no início da infecção. O estudo teve 26 coautores, entre eles, além do professor Gilmar Reis, os professores da PUC Minas Daniela Carla Medeiros Silva e Eduardo Augusto dos Santos Moreira Silva, e os alunos Castilho Vitor Quirino dos Santos e Vitoria Helena de Souza Campos. A pesquisa foi publicada na renomada revista científica The Lancet Global Health. “Embora seja um antidepressivo, a fluvoxamina possui outros mecanismos de ação, atuando no receptor Sigma-1, diminuindo a inflamação pela Covid-19”, explica o professor Gilmar Reis, que construiu e desenvolveu o protocolo da pesquisa. Em 1,5 mil participantes com diagnóstico de Covid-19 e com comorbidades, foi demonstrada que a medicação, a qual somente é vendida com receita médica, funciona contra a Covid-19. O professor ressalta que é o primeiro estudo de fase 3 em que identificou um medicamento de uso oral, ambulatorial e de baixo custo que obtém êxito nesta fase da doença, uma vez que os que já demonstraram benefício para esta fase da doença são de uso hospitalar, através de uma infusão na veia e de custo muito elevado, para a realidade brasileira.
Cerca de 70 estudantes da PUC Minas participaram da pesquisa em cidades de Minas Gerais, incluindo a Região Metropolitana. Eles foram treinados de acordo com as diretrizes do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep/Ministério da Saúde), como para ligação telefônica e inclusão de pacientes na pesquisa. Os alunos utilizaram equipamentos de proteção individual (EPI) e estão muito satisfeitos com a participação na pesquisa, diz o professor, tendo dois deles se destacado, como co-autores do estudo. Os pesquisadores estudaram pacientes em fase gripal, com quadro muito leve de Covid-19.
O estudo é fruto de parceria sólida com a Universidade MCMaster (Canadá), Universidade de Washington (EUA) e Universidade de Stanford (EUA), ressalta o professor Gilmar Reis sobre a união de esforços para um mesmo objetivo. A pesquisa foi realizada em parceria com os pesquisadores Edward Mills, Lehana Thabane e Gordon Guyatt, da Universidade de McMaster, no Canadá. Juntos, eles formaram no ano passado a plataforma de pesquisa “Together”, sendo o nome representativo de esforço colaborativo para atingir mais rapidamente os resultados almejados.
Fonte: https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Professor-coordena,-com-a-participa%C3%A7%C3%A3o-de-docentes-e-alunos,-pesquisa-que-concluiu-que-fluvoxamina-reduz-em-at%C3%A9-32-as-inter.aspx